Nutrição

Nutrição

A Santa Casa da Misericórdia de Borba dispõe de um serviço de Nutrição dedicado à avaliação das necessidades nutricionais e ao planeamento alimentar, visando a melhoria da situação clínica de cada pessoa.

O envelhecimento é um processo natural e dinâmico que acarreta alterações morfológicas, psicológicas, funcionais e bioquímicas que influenciam a alimentação e nutrição das pessoas, aumentando o risco de défices nutricionais.

 

Durante o processo de envelhecimento, surgem limitações que têm graves repercussões a nível nutricional e, consequentemente, na qualidade de vida e estado de saúde do idoso. Assim, problemas como dificuldade de mastigação, deglutição, patologias mentais ou psiquiátricas, além de alterações olfativas e de paladar, conduzem à diminuição ou eliminação da ingestão de determinados alimentos. Além disso, a toma de certos medicamentos interfere na absorção, metabolismo e excreção de alguns nutrientes.

 

Nesse sentido, em 2015, a Organização Mundial de Saúde, durante o World Report on Ageing and Health, definiu como principal objetivo para um envelhecimento ativo e saudável a manutenção da capacidade funcional pelo maior tempo possível.

 

A alimentação e a nutrição desempenham um papel fundamental para alcançar este objetivo, sendo crucial adaptar as ementas às necessidades nutricionais dos idosos. Nesta etapa da vida, eles são particularmente sensíveis aos níveis de ingestão de vitaminas como as do complexo B, C e D, além de minerais como zinco, cálcio e ferro.

 

 É igualmente importante adaptar as refeições às preferências pessoais e culturais, promovendo uma aceitação mais ampla e, em alguns casos, personalizando as refeições.

 

Dessa forma, a atuação do nutricionista nas ERPI'S deve garantir a saúde nutricional da população idosa. É imperativo assegurar não só as condições higiossanitárias das refeições, mas também a identificação, monitorização e tratamento da malnutrição na instituição.

 

 

A quem se destina:

 

- Crianças da Creche e Jardim de Infância;
  
- Residentes das Estruturas Residencias para Idosos;

 

- Utentes do Serviço de Apoio Domiciliário e Cantinas Sociais.