Aldeia Social
Além das três ERPI's (Estrutura Residencial Para Idosos), a Instituição tem em funcionamento o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), Creche e Jardim de Infância, Oficina do Idoso, Universidade Sénior e Centro Comunitário.
A infraestrutura começou a desenhar-se em 2001, quando só ainda havia uma ERPI, na altura com 48 utentes e onde funcionava o centro de dia. Paralelamente era feito apoio domiciliário, num universo de duas centenas de pessoas.
Posteriormente todas as Respostas Sociais da Santa Casa da Misericórida de Borba foram para ali transferidas, inclusive o Banco da Solidariedade, agora denominado de Centro Comunitário. Um local onde os mais desfavorecidos obtêm alimentos, roupas, lavagem de roupa e até balneários para higiene pessoal. Está aberto a toda a comunidade e serve também como ´porto de abrigo´ aos emigrantes que chegam de leste com uma ´mão à frente e outra atrás. O Centro Comunitário tem também à disponibilidade da população, de forma gratuita, o aluguer de material ortopédico.
Dois anos depois, em 2003, nasce a Creche e Jardim de Infância para crianças desde os 4 meses aos 6 anos de idade e serve atualmente 120 crianças.
É nesta altura que se adensa a intergeracionalidade da ´Aldeia Social´.
Outro dos exemplos é a Oficina do Idoso, através do atelier de Arte e Universidade Sénior, na qual os mais velhos transmitem saberes aos mais jovens.
A Instituição tem ainda a funcionar uma Cantina Social, que apoia atualmente cerca de 50 pessoas carenciadas do concelho e um sistema de teleassistência que presta apoio a mais de 30 pessoas.